IMIGRAÇÃO HOLANDESA: Assessores de comunicação participam de imersão

Com a finalidade de vivenciar um pouco da história, cultura e gastronomia trazida pelos primeiros imigrantes holandeses ao Paraná, o Sistema Ocepar, com apoio do Sescoop Paraná e da Cooperativa de Turismo do Paraná (Cooptur), promoveu na última sexta-feira, (29/07), uma viagem de imersão às cooperativas Castrolanda e Batavo. Participaram 19 profissionais da área de comunicação de cooperativas paranaenses. O grupo visitou a Colônia Castrolanda, sede da cooperativa e o memorial da imigração, onde foi recebido pelo Gerente Corporativo da Castrolanda, Marco Antonio Prado. Também conheceram a Granha Rio Taquara, de propriedade do cooperado, Jan Haasyes, onde é industrializado 700 toneladas por mês do Champignon de Paris, ou simplesmente champignon, cogumelo mais consumido no mundo e na culinária brasileira, especialmente no strogonoff.

Parque Histórico - Após um almoço típico holandês, o grupo seguiu para Carambeí, onde foi recebido pelo assessor de imprensa da cooperativa Batavo, Luciano Tonon que mostrou a estrutura recém-inaugurada do Parque Histórico de Carambeí, no dia 2 abril último, quando aconteceram as festividades em comemoração aos 100 anos de imigração holandesa na região dos Campos Gerais. Os profissionais de comunicação conheceram cada detalhe da vila histórica que retrata fielmente as mesmas estruturas construídas pelos imigrantes em 1911, sem dúvida, o maior museu a céu aberto do Brasil. A principal atração foi a estação ferroviária e o museu do leite, onde a Batavo expõe diversas peças de fabricação dos primeiros queijos que contribuíram para a formação da cooperativa de produção, a mais antiga do país, criada em 1925.

Imigração - Para os participantes, a grandiosidade e rico acervo do museu mostra a importância dos imigrantes no desenvolvimento do cooperativismo no Estado. "Uma grande oportunidade para conhecermos um pouco da história e da luta dos primeiros imigrantes holandeses na região e que sem dúvida ajudaram a desenvolver o cooperativismo no Paraná", lembrou a assessora de imprensa da C.Vale, Sára Ferneda Messias. No final da tarde, o grupo foi contemplado com café da tarde à base de tortas holandesas, na companhia do presidente da Cooptur e da Associação do Parque Histórico de Carambeí - APHC, Dick Carlos de Geus. O coordenador da assessoria de comunicação e imprensa do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, que acompanhou o grupo disse que a viagem de imersão "fez parte da programação do Fórum dos Profissionais de Comunicação, realizado na quinta-feira (28/07), em Curitiba e da solenidade de entrega do VIII Prêmio Ocepar de Jornalismo".